Perguntas e Respostas
O que é que é mesmo que vou comer?
Os jantares Raw Existence são uma celebração à cozinha viva. Elaborados com ingredientes de origem 100% vegetal, sempre que possível biológicos ou cultivados localmente, e preparados a uma temperatura não superior a 42ºC, com o intuito de preservar o seu valor nutritivo.
Contudo, e isto é uma alteração pessoal que não vai de encontro à filosofia descrita, algumas especiarias e sementes poderão ser tostados para efeitos de sabor.
Cada jantar terá uma ementa diferente, mas em todos os participantes serão recebidos com um aperitivo de boas-vindas e um petisco a acompanhar. O jantar será composto por uma entrada, prato principal e sobremesa. Água e vinho à refeição estão incluídos e no final será também servido um chá.
Eu sou alérgico/a________(glúten, lactose, frutos secos, etc), dá para fazer alterações à ementa?
Dadas a especificidade e dimensão do evento infelizmente não vai ser possível ter em conta restrições alimentares particulares. A boa notícia é que o tipo de comida que será servida já não inclui grande parte dos ingredientes passíveis de serem alergénicos, tais como produtos lácteos, ovos, peixe e crustáceos.
As únicas pessoas às quais não é recomendada a participação são pessoas alérgicas a frutos secos no geral. Raramente serão utilizados amendoins, mas cajus, amêndoas e nozes estarão presentes em quase todas as refeições.
Outros ingredientes passíveis de serem alergénicos e que poderão estar presentes na confeção dos pratos incluem: mel e pólen de abelhas, produtos à base de soja, incluindo Tamari, que também poderá ter pequenas quantidades de glúten, cereais, nomeadamente aveia (trigo, centeio e cevada não serão comuns), morangos e outros frutos vermelhos, cacau e derivados.
Adicionalmente, serão utilizadas gorduras, essencialmente óleo de côco, azeite e sésamo, açúcares, tais como açúcar de côco, xarope de ácer, agave e mel, e sal ou produtos salgados como molho Tamari e Miso.
Não serão utilizadas qualquer tipo de gordura de origem animal, açúcar branco refinado e sal de mesa.
Eu adorava ir mas, durante a semana? Não dá para fazer noutro dia?
Sim e não. A ideia de ser durante a semana é exactamente para quebrar com a rotina e terminar o dia com um programa diferente. Além de que com a chegada do Verão, entre praia, casamentos e arraiais os programas de fim-de-semana multiplicam-se sobrando menos tempo para outras experiências. Mas se conseguir reunir um grupo de amigos dá perfeitamente para replicar este evento numa data que seja mais conveniente para todos. Só precisa de enviar um email para inthemoodforfood.info@gmail.com de modo a alinharmos as agendas!
Isto parece-me giro mas até agora ainda não percebi onde é que é, quem vai, quanto custa...?
Todas estas questões fazem parte da experiência de um evento como este! A localização exacta é apenas revelada aos participantes uns dias antes do evento, juntamente com algumas regras de etiqueta a ter no dia do evento e sugestões adicionais. O evento é aberto a qualquer pessoa que estiver interessada, com limite máximo de 8 pessoas por jantar. Quanto ao custo, na altura da inscrição será sugerido o valor base para um donativo, através do qual é feita a reserva do seu lugar.